Parcerias entre DCE e atléticas pontuam a importância do lazer no espaço universitário
Por Maria Eduarda Galdino e Samira Santos Redator: Bernardo Cunha
A festa de recepção de calouros da Uerj aconteceu no Espaço da Baleia nos dias 22 e 23 de fevereiro. Comunidades estudantis como DCE/Uerj (Diretório Central dos Estudantes) e LAUERJ (Liga das Atléticas da Uerj) realizaram o evento juntamente com a PR4 (Pró-reitoria de Políticas e Assitência Estudantil) e explicaram as etapas de organização da festividade dentro do espaço universitário, levantando temas como segurança, lazer e liberdade nas atividades estudantis .
Foto: DCE
Registro dos estudantes no ‘espaço da baleia’
Por ocorrer em um espaço público, a organização de uma festa no ambiente universitário exige comunicação dos estudantes com a reitoria e a prefeitura local. Matheus Santos, estudante de Educação Física da UERJ e integrante do DCE, explica como são feitos os acordos entre as comunidades estudantis e as autoridades locais.Ele alega que existe uma questão burocrática e certas exigências para que os eventos aconteçam.
“A gente tem tido bastante abertura junto a reitoria e junto a prefeitura pra conseguir os eventos. Eles só pedem algumas medidas tipo a questão de banheiro químico, questão de seguranças, que são medidas realmente pra gente ficar mais seguros mesmo.”
Além dos ajustes com as autoridades, a colaboração de todas as comunidades estudantis otimizaram a produção das festas. O DCE e a LAUERJ trabalharam em conjunto arrecadando dinheiro, providenciando conforto para os convidados e dando aos calouros a oportunidade de socializar com os grupos de esportes da universidade através das gincanas.
Assim como a parceria nas festas, tanto o DCE quanto as atléticas divulgaram em seus perfis nas redes sociais que estão se dedicando a mais projetos pelos estudantes, como a melhoria dos espaços de treino da atlética e a criação de campeonatos entre os grupos, como a “Copa Uerj”.
Foto: Manuela Tostes
Gincana das atléticas da Uerj, campus Maracanã
Segurança e lazer
A quantidade de pessoas na recepção de calouros superou as expectativas dos organizadores. Segundo Manoela Tostes, aluna de Relações Públicas e diretora de Comunicação e Marketing da LAUERJ, a quantidade de alunos estimada era de 800 pessoas. A festividade, porém, contou com mais de 1000 estudantes, por isso, a segurança e os demais serviços precisavam estar preparados para atender a demanda dos convidados. Matheus Santos afirma que foram tomadas medidas de segurança no evento, como a contratação de seguranças, bloqueio de acesso às ruas com tapumes e TNT, e a negociação de um lugar maior para os estudantes como o ‘‘Espaço da Baleia’’. Matheus diz que se a festa fosse organizada no bosque da universidade, como de costume, as pessoas não teriam espaço para circular e ainda correriam o risco de serem surpreendidas por micos que ficam no local, visto que o som alto e a aglomeração poderiam deixar os animais em alerta.
As atividades fora da grade horária são fundamentais para que os alunos tenham total aproveitamento dos espaços no ambiente universitário. Matheus ressalta que não somente as festas são importantes, mas também outras atividades culturais, como as oficinas de bateria e bandeirão promovidas pela atlética, atividades de integração promovidas pelos centros acadêmicos e as mesas de pesquisa. De acordo com Manoela, essas atividades fazem com que os calouros desenvolvam um sentimento de pertencimento e coletividade, principalmente por estarem em um ambiente novo e desconhecido. A diretora de Comunicação e Marketing da LAUERJ ainda ressalta que a interação com as atléticas também promove o networking nas universidades, já que as ligas esportivas representam diferentes cursos, e o contato com profissionais de áreas variadas possibilitam o aprendizado, tanto pessoal quanto profissional.
Comments