AACA conquista troféu inédito de melhor torcida do Jucs
- Comunica Uerj
- há 4 horas
- 2 min de leitura
Torneio, que conta com as mais importantes universidades do Estado do RJ, foi realizado entre 19 e 22 de junho em Vassouras
Por João Pedro Serafim Alves
Foto: Perfil oficial da AACA e Embrasa

A Atlética de Comunicação e Artes (AACA) da Uerj marcou história nos Jogos Universitários de Comunicação e Artes (Jucs), realizados entre 19 e 22 de junho de 2025 em Vassouras (RJ). Pela primeira vez, a AACA conquistou o troféu de melhor torcida com a vibrante Uerjamaica, que alcançou a maior média de notas do evento. Além disso, a Atlética celebrou um dos seus melhores desempenhos na competição, garantindo o troféu e 6 medalhas (uma de ouro, uma prata e três bronzes) e ficando em quarto lugar na classificação geral da competição.
O grande destaque da AACA foi a torcida Uerjamaica, que roubou a cena desde o início dos Jogos. Sob a liderança de Lucas Landim, que assumiu após o Jucs 2024, e com o mestre de bateria Davi como peça fundamental, a torcida se preparou por meses com ensaios intensos. “Foram dois ou três meses de trabalho para chegarmos com a segunda maior média de bateria entre todos os jogos universitários, incluindo Jurídicos e Financeiros. Tudo saiu como planejado, sem margem para erro”, afirmou o diretor. A torcida do Yoshi dominou as arquibancadas com energia, sincronia e paixão, estabelecendo um novo padrão e garantindo o troféu com a maior média de notas do evento.
O troféu de melhor torcida é um marco para a AACA. “O troféu representa uma transformação da Jamaica e hoje ela está num patamar que ela sempre deveria estar e é daqui para melhor, sempre querendo mais.”, afirmou o diretor. Superando a subestimação feita por outras atléticas e as próprias expectativas, a conquista reflete a união e o comprometimento da delegação que se preparou durante meses num processo contínuo e duro com treinos intensos visando a uma maior integração dos alunos, desempenho e medalhas. Assim, a Atlética já mira o bicampeonato em 2026.
A AACA mostrou força em diversas modalidades, como tênis de mesa, jiu-jitsu, cabo de guerra, cheerleading e vôlei. No cabo de guerra, a equipe masculina conquistou o ouro, enquanto a feminina levou a prata. O jiu-jitsu rendeu bronzes nas categorias 94kg masculino e 74kg feminino, e o tênis de mesa masculino abriu as conquistas com um bronze no primeiro dia. No vôlei feminino, a equipe chegou pela primeira vez em sua história à final, garantindo sua primeira medalha de prata na modalidade.
A conquista do troféu de melhor torcida e as 6 medalhas consolidam a ascensão da AACA rumo ao topo nas competições universitárias. Com treinos semanais e foco na integração, a Atlética superou sua campanha de 2024 e agora estabelece novas metas. Com o brilho da torcida uerjiana, a AACA deixa o Jucs 2025 com expectativas de voltar ainda mais forte em 2026.
Comments