top of page
  • Foto do escritorLarissa Carvalho

A Uerj além do concreto cinza


Por: Larissa Carvalho


A rotina acadêmica pode ser exaustiva e, muitas vezes, os alunos passam mais tempo no campus do que em suas próprias casas. Acho que todo mundo já ouviu que, em excesso tudo faz mal, realmente é comprovado que muitas horas de estudo e uma rotina maçante podem prejudicar a capacidade de aprendizado, além de comprometer a saúde mental dos estudantes.

A Uerj pode até não possuir um campus muito extenso, mas existem lugares propícios para descansar a mente e esquecer, pelo menos um pouco, da rotina estressante da faculdade. Começando com os centros acadêmicos, os “CAs” são ótimos para o estudante relaxar nos intervalos mais curtos entre as aulas, socializar com os colegas de classe, trabalhar, lanchar ou tirar aquela soneca pós-almoço. Esse é um ambiente feito justamente para ser um conforto ao aluno, e cada curso possui seu CA.

A Concha Acústica é outro espaço para aqueles que realmente querem sair de seus andares e descansar ao ar livre, além disso, nela ocorrem diversos eventos sediados pela Uerj. É interessante observar ao longo do dia o fluxo de estudantes que param, sentam-se nos bancos e depois de vinte ou trinta minutos seguem mais tranquilamente com suas vidas.


Foto: Larissa Carvalho


As cantinas também são ótimas para lanchar e bater um papo com os amigos, algumas possuem mesas que permitem essa interação nos intervalos. Os halls de cada andar são outra opção para quem gosta de passear para esvaziar a mente, mas independentemente do horário, você sempre vai encontrar um estudante lá conversando, mexendo no celular, trabalhando, comendo ou, às vezes, até dormindo.


Foto: Larissa Carvalho


Por fim, temos o famoso bosque que fica ali próximo ao portão 7. O bosque é um espaço fora dos prédios principais, arborizado e que permite ao estudante um combo de descanso, respiro e apreciação da natureza. É comum a presença de animaizinhos que chegam de surpresa perto dos alunos e funcionários.


Foto: Larissa Carvalho


Podemos concluir , então, que esses espaços de convivência fazem parte da experiência do uerjiano e são indispensáveis na busca por uma rotina menos maçante. Pelo visto, existe sim leveza e um pouquinho de paz além do concreto cinza. E você, já fechou o caderno para aproveitar o campus hoje?


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conheça o Cineclube do Iart

Projeto independente visa a levar a arte do cinema para o público da Uerj. Por Vinicius Feliciano    Redator: Lucas Vianna Comandado por...

コメント


bottom of page