top of page
  • Foto do escritorComunica Uerj

A Champions League está de volta ao AudioLab!

A maior competição de clubes do mundo transmitida pelos alunos da Uerj

foto: Pedro Paixão


Por Pedro Paixão


O apito inicial do 0 a 0 entre Milan (Itália) e Newcastle (Inglaterra), na última terça-feira (19/9), marcou o início da fase de grupos da temporada 2023/24 da Uefa Champions League. Simultaneamente, a transmissão desse jogo também marcou o recorde de visualizações do canal do YouTube do Laboratório de Áudio da Uerj (AudioLab), com cerca de quinhentos acessos.


Desde que os jogos da competição passaram a ser transmitidos, após as oitavas de final da última edição, ainda em março deste ano, parece ter havido um casamento perfeito entre a Champions e o AudioLab. Filipe Mostaro, coordenador do projeto Escola de Narradores e principal responsável pelas transmissões, explica: ‘’A Champions, para nós, é o melhor horário, né? E encaixou perfeitamente, porque é algo que a galera deseja muito saber. É o maior campeonato de clubes do mundo, e a galera aqui sabe muito de futebol internacional. Então, a gente aproveitou essa necessidade do público em querer saber sobre a Champions e o conhecimento que o pessoal que fazia a Escola de Narradores tinha do futebol internacional.”


Se já houve destaque na edição passada, a expectativa para a atual é altíssima, e chega acompanhada de grandes promessas: ‘Na última temporada, nós fizemos até as semifinais. Fizemos todos os jogos, de março para frente, e a final a gente fez o react (comentários ao vivo com reação). Este ano, a gente começou com gás total. Nossa ideia é cobrir tudo e, inclusive, criar uma estrutura para cobrir a final aqui, sem ser o ‘react’. A gente já fez dois jogos de terça e dois de quarta, e a ideia é seguir. Graças a Deus, tem muita gente interessada e quanto mais jogos tiver, vai ampliando a possibilidade das pessoas participarem’’, disse Filipe.


O sucesso fez com que mais alunos se interessassem, e logicamente a equipe de transmissão cresceu. É algo que Pedro Ernesto, aluno de Jornalismo, e repórter desde a última Copa do Mundo (masculina), considera fundamental para tornar a expectativa em realidade: ‘’Acho que, com o passar dos anos, a gente vai se aperfeiçoando nisso, fazendo mais jogos. Tem mais gente interessada fazendo o projeto hoje, e não tenho dúvidas que vai dar supercerto’’. Seu colega Breno França, narrador também desde a última Copa, complementa o raciocínio: ‘’Só não transmitimos a grande final porque caiu justamente na data dos jogos universitários (os JUCS, Jogos Universitários de Comunicação Social). Então, não tinha uma equipe ‘pra’ fazer o jogo aqui. Mas, a gente espera que a gente consiga transmitir a Champions League da fase de grupos até a fase final.’’


Na edição atual, o AudioLab parece ter começado com o pé direito. Além do já citado 0 a 0 entre Milan e Newcastle, outros três jogos da primeira rodada foram transmitidos ao vivo no YouTube: Paris Saint Germain (França) 2 x 0 Borussia Dortmund (Alemanha), Real Madrid (Espanha) 1 x 0 Union Berlin (Alemanha) e Bayern de Munique (Alemanha) 4 x 3 Manchester United (Inglaterra). Todos obtiveram cerca de duzentas visualizações, com exceção do último, que conta com 80 acessos até o momento (dados do dia 23/9, às 16:55). Além disso, a quantidade de inscritos no canal também não para de crescer, como destaca Filipe: ‘’É uma galera que gosta de esportes e está preferindo acompanhar com a gente. Está assistindo na TV, põe no mudo e põe no jogo com a gente. Isso é muito gratificante e mostra que a gente tá no caminho certo.”


Os números chamam atenção, mas quem acompanha a cobertura também se surpreende com a qualidade apresentada. O próprio AudioLab define sua transmissão como ‘’a mais informativa, interativa, divertida e reflexiva da internet brasileira’’, algo evidenciado pelas narrações e comentários de quem participa. O que também é demonstrado é a evolução, jogo a jogo, de cada aluno que se propõe a fazer parte do projeto.


João Barbosa, Gabriel Maria e Jonathas Rocha participaram da cobertura de Milan e Newcastle, respectivamente nas funções de narrador, comentarista e repórter da partida. Ao falarem sobre o momento que vivem no AudioLab, todos demonstraram muito contentamento, e não esconderam a felicidade com o novo recorde. João afirma: ‘’Eu fiquei muito feliz, ainda mais que eu já ‘tô’ aqui no AudioLab há quase um ano, mais ou menos, e é muito legal saber que a gente tá evoluindo cada vez mais e que o projeto ‘tá’ crescendo.’’, Algo ressaltado por Gabriel: ‘’A gente sempre quer continuar melhorando a qualidade da transmissão, para que sempre possa aumentar os números, chamando mais atenção da galera e incentivando, ‘para’ quem tiver vontade também vir participar aqui, porque a gente sempre tem um espaço ‘para’ todo mundo, e todo mundo tem oportunidade.’’


foto: Pedro Paixão

da esquerda para a direita: Jonathas Rocha, Pedro Ernesto, Filipe Mostaro, Breno França, João Barbosa e Gabriel Maria


Jonathas reconhece a importância do feito, mas o vê de outro modo: ‘’Eu fiquei muito feliz, mas particularmente, não me importo muito com os números. O principal é o conhecimento que eu vou conseguir adquirir ao decorrer disso tudo (das transmissões). Foi meu primeiro jogo, e espero mais vezes participar.” O repórter, que também participou de Real Madrid 1 x 0 Union Berlin, não esconde o nervosismo que o acompanhou até os acréscimos da partida, quando o meia Jude Bellingham marcou o gol da vitória merengue: “Eu ‘tava’ até falando com o João, durante a transmissão, que pelo amor de Deus, todos os jogos que tinham acontecido na rodada tinham saído gol, menos os que eu estava presente. E, no final, graças a Deus, o Bellingham salvou o meu dia.’’


O trio está muito animado em cobrir a atual edição da Champions, conforme ressaltado por João: ‘’É lógico que a gente quer participar de um projeto desses. Desde o ano passado, o AudioLab vem desenvolvendo essa estrutura, e a cada ano, a Champions League vai se renovando. Vão aparecendo novos talentos, os times vão se reformulando, e é sempre a melhor da história. E a expectativa é boa pra gente cobrir essa parada toda e virem novas transmissões, não só da Champions League, mas também de outros projetos.’’


Algo que todos compartilham é o reconhecimento de que essas atividades exercem um papel essencial na formação de cada um. Para Gabriel, a participação é “muito importante, principalmente pra gente, que quer seguir nesse rumo do jornalismo esportivo. Todo o projeto é muito bem desenvolvido e a equipe é ótima’’. Breno segue a mesma linha: ‘’Uma das coisas que eu sempre gostei foi narrar. Eu sempre quis fazer isso. Eu me imaginava muito numa rede de televisão, numa rádio, fazendo isso. Mas, já tendo isso na faculdade é inacreditável. Para nossa formação como jornalistas, e ainda mais no segmento esportivo, ela é fundamental‘’.


Filipe ressalta que o projeto é muito importante, não somente para os que pensam em trabalhar com esportes, mas para todos da área da comunicação: ‘’Fazer uma transmissão de esportes é a maior escola que tem. Por mais que você não vá trabalhar com isso, (a transmissão ao vivo) tá te dando uma formação de apuração rápida, de pensamento rápido, de improviso, saber comentar de forma enxuta, mas ao mesmo tempo precisa, e a narração, que é o mais difícil de se fazer na comunicação, não só no jornalismo.


O leitor, muito provavelmente, chegou ao fim desta matéria com uma das duas vontades a seguir (ou, quem sabe, as duas ao mesmo tempo): acompanhar a Champions League pelo AudioLab e participar do projeto da Escola de Narradores. A primeira é resolvida com simples cliques: basta ir ao canal AudioLab Uerj, no YouTube (https://www.youtube.com/@uerjaudiolab, e assistir às transmissões ao vivo, disponíveis para qualquer um. Para futuramente participar das transmissões, não é necessário ser aluno de Jornalismo, basta ser estudante da Uerj e ter feito o treinamento do projeto, realizado sempre no início de cada semestre.


‘’O AudioLab é a Uerj em todo lugar’’, e a coluna de esportes do COMUNICA está em todos os lugares da Uerj!











51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O futebol-luta de Vini Jr

Destaque da Liga dos Campeões e favorito ao prêmio de melhor jogador do mundo, o craque mostrou que a verdadeira vitória é contra o...

Comments


bottom of page