top of page
  • Foto do escritorGabriel Amaro

A armadilha do sucesso imposto


Foto: Pexels


Por Gabriel Amaro


O sucesso é uma das coisas mais malucas que já inventaram. Aquele objetivo que todos buscam e que parece mudar de significado a cada momento. Mas o que ele realmente é? A sociedade nos impõe definições muito claras: crescemos sendo ensinados que o sucesso é sinônimo de dinheiro, fama e poder. Somos alimentados com sonhos de felicidade e satisfação duradoura através de empregos incríveis que pagam salários altíssimos. Quem nunca desejou um estilo de vida que lhe garanta acesso a todas as coisas boas da vida?


Na faculdade, é ainda mais comum essa busca incessante, afinal, estamos todos aqui em busca de um diploma que, supostamente, nos levará ao sucesso. Na verdade, a sociedade já espera que sejamos um sucesso antes mesmo de terminarmos a graduação. Temos que fazer estágio, ser voluntários, ter sempre notas altas e, de preferência, ter um bom emprego antes da formatura. Não é fácil. Essa relação fabricada entre sucesso e bom desempenho, dinheiro ou prestígio também já me fez prisioneiro. Até que pensei: e se começarmos a considerar que o sucesso é algo muito mais pessoal do que isso?


A sociedade não nos ensina que essa ideia de sucesso é falaciosa – ela nos leva a acreditar que só seremos felizes se atingirmos certo nível de riqueza, poder e status. Muitas pessoas que alcançam esse patamar se sentem vazias e infelizes ao perceber que a verdadeira vitória não está necessariamente no dinheiro ou na posição social. Ela pode ser um simples sorriso de uma pessoa que você ajudou ou a sensação de dever cumprido, depois de um dia cansativo de estudos. Pode ser até a realização de um sonho que você achou que nunca ia conseguir. Eu conheço pessoas que trabalham em ONGs e ganham pouco dinheiro, mas têm um impacto positivo enorme na vida de outras pessoas. Para elas, o sucesso não é medido em cifrões, mas em quantas vidas conseguem transformar. Também conheço pessoas que optaram por seguir carreiras artísticas, e que lutam todos os dias para viver da sua arte. Elas podem não ter muito dinheiro no banco, mas estão realizando seus sonhos e fazendo o que amam. Não é errado desejar recursos, reconhecimento e poder, mas é um equívoco achar que essas coisas são as únicas formas de glória.


A verdade é que o êxito não é algo que possa ser medido objetivamente. Ele é subjetivo e depende inteiramente do que é importante para cada um de nós; por isso é tão importante não se deixar levar pelas expectativas da sociedade. Afinal, o que tem valor para você, pode ser completamente diferente do que importa para outra pessoa. É importante que comecemos a questionar a definição dessa palavra, para que possamos encontrar nossos próprios significados. Talvez, para alguns de nós, o sucesso seja encontrar um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Viajar pelo mundo ou ajudar as pessoas. É possível que seja simplesmente encontrar a felicidade em pequenas coisas da vida.


A sociedade nos empurra para uma busca frenética pelo triunfo e nos faz acreditar que só assim teremos valor. Podemos encontrar nosso próprio caminho e entender que sucesso não é uma receita pronta, é algo que cada um constrói ao longo da vida. Então, se você está se sentindo meio perdido e não sabe exatamente o que é a vitória, calma. Respire fundo, olhe ao seu redor e perceba quantas pequenas coisas já fazem de você um vencedor. E se ainda não se sente realizado, é só continuar caminhando e descobrindo o que realmente importa para você. Sucesso é aquilo que nos faz felizes.



4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page