top of page
Foto do escritorComunica Uerj

A academia do Labsau e a saúde para quem mais precisa

Atualizado: 18 de set. de 2023

Instalação do Labsau tem atividades gratuitas para a Uerj e idosos


Foto: Labsau

Equipamentos da academia, bem conservados e prontos para uso.


Por Pedro Paixão


A academia do ginásio é bastante conhecida entre os alunos de todos os cursos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Localizada acima da arquibancada, é uma excelente opção para os estudantes que gostam de musculação, principalmente aqueles que procuram preços mais baixos ou têm pouca disponibilidade de horário por conta da locomoção. No entanto, o que poucos sabem é que há outra academia no campus, bem menos famosa do que a coirmã, com um público diferente, mas de intenção igualmente admirável.



A coluna de esportes do Comunica chama atenção para o Centro de Treinamento do Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde, o Labsau, localizado à direita do corredor do bloco F do 8º andar. Por mais que seu uso não seja destinado aos alunos, é fundamental que seus projetos sejam de conhecimento público, pois levam a prática do esporte àqueles que mais precisam, promovem qualidade de vida e podem transformar completamente a vida de conhecidos necessitados.



A academia divide seus serviços em duas demandas específicas. O primeiro caso é destinado a todos os servidores da universidade, desde os professores aos profissionais contratados como terceirizados, que podem utilizar das dependências do local uma vez que comprovem seu vínculo com a Uerj e apresentem atestado médico garantindo que podem praticar atividades físicas. Já o segundo é reservado a grupos mais vulneráveis, e tem como objetivo levar a prática do exercício físico a idosos e pessoas em tratamento de problemas crônicos de saúde.



Destacam-se projetos como o Idosos em Movimento: Mantendo a Autonomia (IMMA), que combate o sedentarismo na terceira idade e promove um desenvolvimento humano e saudável. Todo final do ano, geralmente no mês de dezembro, o Labsau abre novas turmas para os interessados. Há também o projeto Vida+, que dirige sua atenção aos pacientes com doenças crônicas, atingidos por enfermidades como câncer e HIV, direcionado àqueles que realizam tratamento no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE).



As dependências do Centro de Treinamento oferecem um espaço amplo, que conta com equipamentos de qualidade para treino de força e exercícios aeróbicos ou de flexibilidade, onde os inscritos podem se exercitar com o acompanhamento e instrução de profissionais e bolsistas altamente capacitados, que trabalham com foco especial em cada caso específico. As portas da academia estão sempre abertas para aqueles que buscam melhorar seu condicionamento físico, sua saúde, seu envelhecimento e sua vida no geral. Basta procurar o Labsau e se inscrever no projeto de interesse.










94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page