top of page
  • Foto do escritorComunica Uerj

30 anos da UnATI

Universidade Aberta da Terceira Idade é ‘promovida’ ao comemorar 3 década


Foto: Rafael Wallace


Por Nicoly Albuquerque



A Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) completou no dia 25 de agosto seus 30 anos de história. A UnATI Uerj foi fundada em 1993 com o objetivo de oferecer aos idosos cursos gratuitos de diferentes faculdades, com atividades como dança e teatro, engrandecendo o ensino e a assistência para a população acima de 60 anos, através de estudos e debates sobre a questão do envelhecimento da população brasileira. Ao longo dessas três décadas, a UnATI contribuiu na melhoria física, social e mental dos idosos que passaram pelo centro de ensino.



Um mês antes de seu trigésimo aniversário, a UnATI.Uerj já comemorava uma grande conquista: sua transformação em Núcleo de Envelhecimento Humano (NEH), aprovado pelo o Conselho Universitário (Consun). Com isso, a UnATI deixa de ser um núcleo da PR3 (Pró Reitoria de Extensão e Cultura) e se transforma em uma Unidade Administrativa de Saúde, vinculada ao Centro Biomédico. Com isso, o NEH terá maior estrutura e autonomia para tratar de seus membros, ampliando os conhecimentos sobre o envelhecimento humano.



No dia 28 de agosto, para comemorar seus 30 anos de destaque na área da saúde e do cuidado com a pessoa idosa, a UnATI.Uerj promoveu no Teatro Noel Rosa apresentações das Oficinas Artísticas de Canto Coral e Dança de Salão do Centro de Convivência da UnATI.Uerj. Além disso, houve discursos do diretor da UnATI, Renato Veras, do vice-reitor, Lincoln Tavares Silva, da superintendente de gestão de pessoas da Uerj, Claudia Rebello de Mello, e do diretor do Centro Biomédico, Jorge José de Carvalho. Uma moção de aplausos também foi entregue pelo deputado estadual do Rio de Janeiro, Flavio Serafini (PSOL), como forma de reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro por toda a dedicação da UnATI com questões sobre o envelhecimento.



A UnATI, agora como unidade administrativa do Núcleo de Envelhecimento Humano, serve como uma referência para as pessoas acima de 60 anos que buscam ampliar sua qualidade de vida, além de qualificar profissionais para os cuidados com idosos. Criada quando o envelhecimento era pouco abordado no cenário brasileiro, a UnATI criou raízes que justificam sua existência, e hoje se faz presente como parte fundamental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.











55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page