Oficinas de participação e palestra sobre magnitude do papel da comunicação e das universidades públicas para projetos de extensão são alguns dos temas abordados.
Foto: Rebeca Passos
Por: Rebeca Passos
O segundo dia do pré-congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) foi marcado pela presença de oficinas participativas e mesa com pesquisadoras renomadas, o evento começou às 10h com a apresentação da oficina 2, Culturas marginais de rua: festas e graffiti, ao ar livre, pelos arredores da Uerj e terminou às 20h30, com a oficina 5, Entre(vistas): uma (não) exposição de olhares ativistas.
A terceira oficina, com o tema de Publicidade Inclusiva, foi ministrada pelo publicitário e redator Pedro Filet. Pedro falou sobre sua experiência no mercado de trabalho e sobre as dificuldades que jovens comunicadores podem passar. O publicitário também abordou a importância de uma publicidade inclusiva para pessoas transgênero e medidas que devem ser seguidas para tornar o ambiente mais diverso. Para ele, as mídias são ferramentas que influenciam na conscientização das pessoas, por isso normalizar a participação e o protagonismo da comunidade trans dentro dos meios de comunicação seria o primeiro passo para essa inclusão.
Já na mesa três, Comunicação e Extensão: Novos Ativismos, moderada pelo professor da Faculdade de Comunicação Social Ricardo Benevides, foi discutida a relevância dos papéis das universidades públicas e seus projetos de extensão na sociedade. As professoras Margarida Kunsch, da Universidade de São Paulo (USP), e Ivana Bentes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentaram propostas de suas instituições para solucionar problemas (sociais, ambientais e econômicos) com tecnologias e metodologias inovadoras. Apesar de trazerem propostas diferentes, ambas declararam que a comunicação é uma das áreas estratégicas para atender às demandas sociais.
O pré-congresso, ainda teve a apresentação da oficina 4, Moda Sustentável e possibilidades para a comunicação, ministrada por Guilherme Bueno, graduando de Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Comments