top of page
  • Foto do escritorComunica Uerj

Uerj recebe o Diálogo Prêmio Nobel

Em parceria com a Academia Brasileira de Ciências da, universidade recebe três ganhadores do Prêmio Nobel


Por Letícia Santana                                       Redator: Everton Victor


Com o tema “Criando nosso futuro junto com a ciência”, a Uerj recebeu na última segunda feira (15) três ganhadores do prêmio Nobel, May-Britt Moser (Medicina 2014), Serge Haroche (Física 2012) e David MacMillan (Química 2021). O evento Nobel Prize Dialogue, organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pelo Nobel Prize Outreach, aconteceu no Teatro Odylo Costa, filho. 


Pela primeira vez na América Latina, a Universidade do Estado do Rio (Uerj) e a Universidade de São Paulo (USP), sediaram esses eventos, com transmissão ao vivo no YouTube o site da organização. As palestras aconteceram exclusivamente na língua inglesa, com tradução simultânea on-line e fones fornecidos ao público presente. As transmissões ainda estão disponíveis no site da organização.


                                                           Foto: Leticia Santana

Palestra dos  ganhadores do Nobel de física, medicina e química


O evento contou com a participação de diversos cientistas brasileiros e estrangeiros além dos laureados. O primeiro a se apresentar foi o ganhador do Nobel de Física Serge Haroche, que discutiu como a ciência pode enfrentar e superar problemas do cenário atual, como os movimentos antivacina e a desinformação. Logo depois, houve diversas mesas mediadas por Adam Smith, diretor científico do Nobel Prize Outreach, e que discutiram o futuro da ciência, para além do avanço tecnológico, mas como extrair o melhor dela para a sociedade e para o futuro da educação.



                                                        Foto: Leticia Pessoal

Palco do Teatro Odylo Costa, filho. 


As mesas receberam nomes como Luiz Davidovich, físico brasileiro e professor emérito da UFRJ, Helena Nader, atual presidente da Academia Brasileira de Ciências, Anderson Brito, virologista e bioinformata, Jaqueline Goes, biomédica e pesquisadora, Vinícius Soares, presidente da ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos). Além desses nomes, personalidades como Anna Cristina D’addio, economista da Unesco, Cristiani Machado, pesquisadora e vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Helder Nakaya, pesquisador na USP, Izabella Teixeira, bióloga e ex-ministra do Meio Ambiente (2010-2016), Letícia Palhares, física e pós-doutora pela Uerj e também a médica e atual reitora da universidade, Gulnar Azevedo.


As discussões aconteceram das 10h às 16h, com intervalo para almoço oferecido de forma gratuita para os presentes. Durante o dia as palestras foram divididas em espaços diferentes da universidade, com o público escolhendo, na inscrição, a que mesa dos três premiados queria assistir.


Os cientistas buscaram apresentar para o público a importância da ciência para a sociedade e para a construção de um ambiente científico diverso não só em teoria, mas na prática. Para elas, resgatar a credibilidade da crença na ciência é um desafio para os atuais e futuros cientistas, pois apesar dos avanços científicos, a desinformação através da fake news também se potencializou.

11 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page