top of page
  • Foto do escritorDiego Cury

Uerj divulga nota sobre escândalos nos projetos de extensão, mas ainda carece de ações


Foto: Site da Uerj


Por Diego Cury


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) divulgou em seu site uma nota oficial da reitoria prestando esclarecimentos sobre o escândalo de rachadinhas em projetos de extensão em convênios com o governo do estado e na distribuição de bolsas. A nota critica a forma como as notícias foram escritas, alegando a existência de explicações enviadas aos jornalistas que não foram citadas na matéria. A universidade também afirma que abriu sindicâncias para a apuração de cada um dos casos suspeitos, e que aqueles que forem comprovados vão precisar lidar com as devidas consequências.


O que foi dito, no entanto, ainda não é o suficiente para explicar toda a situação e acalmar os ânimos. As acusações são gravíssimas e, além de atingir a todos os estudantes e docentes que frequentam e defendem a universidade, ainda serve de munição para aqueles que querem atacá-la.


Entre as acusações estão milhões de reais injetados por órgãos ligados ao governo do Rio de Janeiro em projetos da Uerj com folhas de pagamento secretas, pagamentos de bolsas altíssimas a pessoas ligadas a candidatos do PL. Segundo reportagens divulgadas, boa parte dos contratados nos projetos realizou saques em dinheiro que chegam a casa dos milhões ao todo nos dois meses anteriores à campanha eleitoral. Bolsistas receberam valores exorbitantes por funções que nem mesmo foram realizadas.


Diante de tão graves e chocantes notícias que ferem a imagem da Uerj e todos aqueles envolvidos com a faculdade, a universidade precisa de maiores explicações. É indispensável que medidas fortes sejam tomadas para que se possa ter a confiança que escândalos como esses não poderão se repetir.


26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page