top of page

Rio em foco: exposição revela diferentes perspectivas sobre a cidade

  • Foto do escritor: Comunica Uerj
    Comunica Uerj
  • 11 de nov.
  • 3 min de leitura

Parte da disciplina Introdução à imagem fotográfica, mostra é totalmente realizada por alunos da Uerj


Por Luis Felipe



Imagem: Ana Carolina Batista Gonçalves

“Rio de Janeiro: A Vida no Centro”; fotografia faz parte do acervo do evento
“Rio de Janeiro: A Vida no Centro”; fotografia faz parte do acervo do evento

Na última quinta-feira (6), ocorreu na Uerj a exposição Rio em Foco, que retrata diferentes perspectivas sobre o Rio de Janeiro. A mostra fotográfica foi inteiramente elaborada por alunos do segundo período de Jornalismo, como parte da avaliação da disciplina obrigatória Introdução à Imagem Fotográfica. As fotos ficaram expostas no hall do 10º andar, e a apresentação de cada recorte foi aberta ao público no auditório do 9º andar.


Ao todo, foram oito exposições, cada uma trazendo visões únicas dos grupos sobre a cidade em que habitam e suas nuances. Desde a vida no Centro até os vendedores ambulantes presentes no cotidiano da vida praiana carioca, as abordagens capturam o caráter cosmopolita do Rio e as diferentes experiências que quem o visita pode vivenciar.


Em entrevista ao COMUNICA, Tatiane Mendes, professora da disciplina e coordenadora do evento, explica que seu objetivo ao ministrar o curso é não apenas ensinar as técnicas, mas também construir um olhar ético nos futuros fotógrafos, por meio da combinação entre prática e teoria sobre a construção da imagem — evidenciando, assim, a importância da fotografia no cotidiano. Ao ser indagada sobre o processo de coordenar uma exposição de iniciantes, ela salienta:


“Coordenar essa exposição é fazer com que os alunos entendam que fotografar não é só apertar um botão. É entender o contexto, compor uma narrativa, compreender os personagens e a forma como eles vão se situar dentro desse contexto; entender a responsabilidade de fotografar, as implicações da imagem, ter um olhar sensível. Foi muito bonito ver a responsabilidade e a sensibilidade dos alunos na exposição do quarto período, por exemplo”, salienta Tatiane Mendes.


Sobre o tema da exposição Rio em Foco, a professora afirma que a essência do Rio é justamente a que foi apresentada: uma cidade multifacetada, com diversas formas de se enxergar o mesmo lugar — e, por isso, impossível de ter apenas uma essência. Tatiane exemplifica que, apesar de ser uma cidade extremamente violenta, também é um local com um mapa cultural muito diversificado, que nem sempre é visibilizado. Por isso, ela reforça a importância de realizar um evento com essa temática.


Maria Estela Costa, estudante de Jornalismo e uma das realizadoras da exposição, também em entrevista ao COMUNICA, diz-se realizada ao ver suas fotografias expostas no hall do curso. Segundo a entrevistada, foi um longo processo até escolher cursar Comunicação, e ver o resultado de mais um trabalho concluído é a confirmação de que fez a escolha certa. A estudante, que trouxe o recorte da cultura e da sociabilidade na boemia carioca, afirma que a realização das fotografias foi uma ótima experiência:


“Foi uma experiência incrível. Eu já frequento alguns bares do Rio e sempre achei a estética desses lugares muito única e marcante para a cultura carioca. Então, fazer esse trabalho em um local que já faz parte da minha vida e, principalmente, com meus amigos, foi muito legal. Acredito que as fotos expressam muito bem o quão bonito e significativo foi”, afirma Maria Estela Costa.


Para ver registros do evento, os textos curatoriais de cada recorte e as fotografias, acesse a página @exporio.uerj no Instagram.


Comentários


bottom of page