#PersonagensdaUerj: Prova Bandeco Uerj/Estudantes de Arqueologia, criadores de conteúdo e amantes ferrenhos do bandejão da Uerj
- Comunica Uerj

- 28 de out.
- 5 min de leitura
Entre singelas críticas gastronômicas e risadas: os estudantes por trás do perfil ‘Prova Bandeco Uerj’
Por: Daniela Fernandez

Em um dia qualquer de faculdade, com o simples intuito de gerar diversão e registrar o momento cotidiano de almoçar no Restaurante Universitário da Uerj, o Prova Bandeco Uerj foi criado. Idealizado e gerenciado por um grande grupo de amigos que cursam graduação em Arqueologia na Uerj, o perfil vem ganhando notoriedade aos poucos entre membros da comunidade uerjiana e até mesmo de fora dela. A ideia central da conta é postar diariamente uma espécie de resenha audiovisual do cardápio ofertado pelo RU. Por enquanto, o Prova Bandeco só existe no TikTok. É lá que encontramos diversos vídeos feitos e encenados pelos estudantes, nos quais assistimos a alguns deles provando a comida do bandejão e comentando sobre ela. Anna Clara Ramalho, Bento Dealtry, Isabella Abreu, Lui Mendes, Isabella Campos, Paulo André Vieira, Giovana Sarres, Guilherme Godoi, Vitória Maria e Luiza Suarez. Cada um deles colabora de um jeito para a existência do Prova Bandeco. Esta semana, o COMUNICA decidiu investigar um pouco mais dessa história e entrevistou quatro dos dez integrantes responsáveis por essa curiosa iniciativa.
Qual a história de origem do Prova Bandeco Uerj?
Anna Clara: No dia em que o Prova Bandeco surgiu, nós estávamos na fila do bandejão, em 2024. E, do nada, a Isabella, que faz parte dos vídeos e que geralmente prova o menu de opção vegetariana do RU, pensou que seria divertido termos um TikTok para comentar sobre a comida do bandejão. Foi uma ótima ideia justamente porque, antes, nós já tínhamos várias opiniões sobre o cardápio e era sempre muito divertido opinar entre amigos! Daí eu criei assim, no meio da fila mesmo, a conta do Prova Bandeco e, desde então, postamos basicamente todos os dias, só algumas vezes que não.
Isabella Abreu: O Prova Bandeco é tipo um filho para nós [risos]. Um filho que nunca teve intenção de alcançar grandes proporções, na verdade. Por isso que é até estranho estarmos falando dele com vocês do COMUNICA agora!
Lui Mendes: É que o Prova Bandeco surgiu mais de uma vontade nossa de simplesmente ter um acervo de memórias que adquirimos aqui no bandejão. Tem quase 500 seguidores agora e já é muito para nós!
Anna Clara: Já houve pessoas aleatórias que comentam que querem vir para a Uerj só para comer com a gente! Isso ainda é muito doido para nós.
Vocês acreditam no potencial do RU em estabelecer um cenário nutritivo e saudável para a vida acadêmica? Especialmente nos dias atuais, em que diversos jovens sofrem com transtornos alimentares e doenças mentais.
Bento: Com certeza. Esses dias mesmo, uma galera de Nutrição aqui da Uerj relatou que às vezes assiste aos vídeos do Prova Bandeco. Eles têm suas próprias críticas em relação ao cardápio também e gostam de ver o que o restante dos alunos falam sobre a comida. Falando de mim mesmo agora, posso dizer que o RU até me ajudou no processo de tentar ganhar mais massa muscular. O RU me ajuda a comer nutritivamente.
Anna Clara: Hoje, dia 23 de outubro, nós estávamos falando com algumas estudantes de nutrição que se sentaram a nossa mesa! Elas estavam falando que é legal ver as pessoas comentando sobre o bandejão. É útil para poder analisar essa parte da nutrição mesmo. Parece que estamos, pelo menos, ajudando o pessoal a estudar e se manter aqui. Elas falaram que o Prova Bandeco ajuda bastante na hora de filtrar como os alunos recebem a comida. Por exemplo, para eles, é importante saber o que a comunidade acha sobre a sobremesa do dia, se está boa ou se está ruim... Elas explicaram que o bandejão parou de servir processados e é por isso que não tem mais gelatina como sobremesa no cardápio. O sonho de vários alunos de Nutrição, inclusive, é estagiar no RU.
Para vocês, qual o principal papel do RU na vida acadêmica dos discentes e docentes da Uerj?
Lui Mendes: Eu acho que o RU é muito importante na vida do universitário, principalmente porque estamos num momento de descrença no ensino público. Muitas pessoas não percebem que a educação não é valorizada em muitos locais. Então, o RU é uma das múltiplas formas de valorizar a educação, pois ele ajuda na permanência de uma pessoa que não tem tempo para trabalhar e se manter em casa, por exemplo. É uma mão na roda absurda tanto para os discentes quanto para os docentes.
Anna Clara: Acho que, às vezes, nós da Uerj, não percebemos o quão sortudos somos. Temos um RU muito bom! Tanto que a maioria dos comentários do Prova Bandeco é sempre do pessoal da UFRJ reclamando do bandejão deles, falando que a comida não é tão boa assim ou que não tem muita variedade…
Isabella Abreu: Acho que muito da importância do RU vem da disponibilidade do menu para pessoas veganas e vegetarianas também. O Guilherme, um amigo que grava os vídeos conosco também, é vegetariano. Eu não sou, mas muitas vezes opto por não comer carne vermelha. Então, o RU sempre é uma ótima opção para nós.
Tem algum episódio marcante, em relação ao processo de gravação dos vídeos, que vocês querem contar?
Anna Clara: Sim, aconteceu algo inacreditável. Um dia, aqui na Uerj, compramos um Guaraná Antártica para comemorar alguma coisa e gravar o TikTok do Prova. E, após postarmos o vídeo, a Giovana, uma das nossas amigas que faz parte do elenco do Prova Bandeco, marcou a conta do Guaraná de maneira superdespretensiosa no TikTok e eles acabaram vendo o vídeo! Eles comentaram algo do tipo “Guaraná no RU é muito coisa nossa!”
Bento: Às vezes, os dias mais marcantes são os que o RU oferece cardápios temáticos. Recentemente, o vídeo do dia do cardápio chinês teve um engajamento bem razoável. Mas, para mim, um acontecimento que merece destaque é o dia em que o cardápio era algo simples e nem era temático, mas que, por bênção [risos] de um menino que nos abordou na fila, falando que era um fã do Prova Bandeco e pediu para sentar-se e comer conosco, o vídeo acabou gerando uma proporção legal para o nosso perfil. Aí hoje em dia brincamos que esse fã abençoou o Prova nesse momento porque, por algum motivo, o vídeo recebeu muitos likes, sendo que era mais uma comida convencional do bandejão, nada de especial.
Lui Mendes: Acho que o dia do cardápio chinês merece destaque, pois nós aprendemos a falar algumas frases em chinês para gravar o vídeo! E lembro que comi de hashi!
Isabella Abreu: Um dos dias mais memoráveis de gravação do Prova Bandeco foi, para mim, um dia chuvoso em que teríamos prova de uma disciplina que odiávamos fazer. Eu e Paulo gravamos um vídeo experimentando a marmita do RU pela primeira vez! E era um dia em que a marmita nem estava tão boa assim…
Quais são os pratos do RU de que vocês mais gostam? E quais os que menos gostam?
Lui Mendes: Nossa, acho que gosto do strogonoff! Mas gosto muito do churrasco misto também. Só não gosto muito da carne seca…
Anna Clara: Para mim, o mais gostoso é o frango supremo, não tem jeito! Menção honrosa para o pudim de doce de leite com amendoim também. E o escondidinho de batata é um pouco decepcionante.
Bento: Acho que os que mais se destacam são a feijoada e a banoffee. O que eu menos gosto é a torta nordestina.
Isabella Abreu: Os melhores, na minha opinião, são a feijoada e o fricassê. Já o risoto de grãos vegetariano é o que me agrada menos.







Amo fazer o prova bandeco e amei ainda mais dar essa entrevista maravilhosa. Um beijo para todos nossos fans e a equipe do comunica.
Assinado: Bento prova bandeco
o prova bandeco é uma coisa muito única da uerj! se a comida da uerj fosse mais ou menos ou ruim essa conta nunca teria rolado. na uff, por exemplo, não teria muito conteúdo pra gravar kkkkkkkkkkk. os pratos se repetem bastante e não tem nem opção vegana! enfim, vida longa ao prova bandeco! ~ beijos pra uerj e pra galera do prova bandeco diretamente de um aluno aki da uff!! :-)