top of page
  • Foto do escritorComunica Uerj

#PersonagemdaUerj: Luzimar Silva/A ‘tia do elevador’

Saiba mais sobre uma das ascensoristas mais queridas do Bloco F 


Por: Ana Luiza Andrade 


Foto: Ana Luiza Andrade

Conheça a história de Luzimar


Luzimar Abílio da Silva, nascida e criada na Paraíba, é uma nordestina com muito orgulho de suas raízes. A ascensorista dos andares 4, 10 e 12 do Campus Maracanã da Uerj cresceu em uma família grande. Aprendeu desde cedo o valor do trabalho duro e de como enfrentar as dificuldades. Em 1987, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou em diferentes lugares até chegar à Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sua segunda casa na Cidade Maravilhosa. 


A seguir, você pode conferir o nosso bate-papo com essa simpática e marcante personagem uerjiana. 


Quando a senhora começou a trabalhar na Uerj? 

Eu comecei a trabalhar na Uerj em 2005, especificamente em maio, e já são 19 anos de casa. Estou sempre no turno da tarde, sou terceirizada, gosto muito de trabalhar aqui, tenho uma boa relação com todos que passam por mim.  

 

Qual sua relação com a universidade? 

Nossa, como é gostoso falar sobre o carinho e a relação que tenho com todos aqui na Uerj! Cada dia que passo neste lugar só reforça o quanto somos uma verdadeira família. Não digo isso da boca para fora, não. É um sentimento genuíno que vem do fundo do coração. Eu sempre fui uma pessoa de fácil convivência, e aqui não poderia ser diferente. Converso com todos, desde os alunos até os funcionários, e fico imensamente feliz em dizer que sou muito bem tratada por cada um deles. Tem uma coisa que sempre me emociona: quando vejo alguém chegando meio cabisbaixo, mais fechado, eu faço questão de puxar conversa, de dar uma palavra amiga. E como é gratificante quando, de repente, um sorriso tímido aparece no rosto deles! Isso aquece meu coração de um jeito... porque eu acredito que todos nós precisamos de um pouco de leveza e de alegria no dia a dia e, se eu puder contribuir com isso, já sinto que meu dia valeu a pena. Aqui não somos apenas colegas de trabalho ou de estudo, somos uma família de verdade. É por isso que eu chamo todos os alunos de "sobrinhos", porque o carinho que sinto por eles é como o de uma tia. Tenho até uma sobrinha de sangue que estuda aqui, acredita? Eu incentivei tanto para ela vir para cá, porque sabia que seria um ambiente acolhedor, onde ela seria bem cuidada. E vê-la aqui, crescendo, aprendendo, me enche de orgulho. 

 

Explique a importância da sua função. 

Olha, deixa eu falar uma coisa que talvez as pessoas nunca tenham parado para pensar. O trabalho do ascensorista, esse que a gente, muitas vezes, não dá o devido valor, tem uma importância tremenda. Eu já vi muita coisa e posso dizer que esse profissional é um verdadeiro protetor das pessoas que circulam nele. Gosto de ser simpática e receber as pessoas com um sorriso no rosto, pois sei que é reconfortante entrar no elevador e ser recebido desse jeito. E é claro que precisa de paciência também porque ficamos de olho em qualquer problema que o elevador possa ter, além de ficar ali, o dia todo, ajudando as pessoas, orientando, e ainda mantendo a simpatia. 

 

Você pode contar uma história ou alguma coisa que a marcou? 

Não tenho nenhuma história, mas o que me marca são esses momentos compartilhados que são preciosos para mim. A Uerj é muito mais do que um lugar onde se estuda e trabalha; é um espaço onde vidas se entrelaçam de um jeito muito especial. Cada conversa que a gente tem, cada história que é contada, seja de uma conquista, de um desafio, ou até mesmo de uma preocupação, vai tecendo um laço incrivelmente forte, entre todos nós. 

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page