top of page

NuMA: projeto preserva memórias da Uerj com acervo audiovisual de eventos históricos da universidade.

  • Foto do escritor: Comunica Uerj
    Comunica Uerj
  • há 1 dia
  • 3 min de leitura

Parte integrante do Centro de Tecnologia Educacional (CTE), possui acervo com cerca de 8 mil títulos.


Por: Patrick Veloso


Criado em 2019, o Núcleo de Memória Audiovisual (NuMA), localizado no 2º andar do campus Maracanã da Uerj, possui dois projetos que preservam e digitalizam a produção audiovisual da universidade: Banco de Imagens e o Memória Uerj em Vídeo, respectivamente. O catálogo conta com títulos disponíveis a partir de 1979, que podem ser acessados pelo site do NuMA: https://www.cte.uerj.br/nucleodememoria/


No acervo há documentários, séries e programas de TV com valor histórico e acadêmico. Além disso, registros educativos e científicos, palestras e visitas de personalidades à Uerj são cuidados e disponibilizados. Nomes como Xuxa Meneghel, Fidel Castro, Lélia Gonzales e Zagallo são apenas alguns dos famosos que fizeram parte da história da universidade.


Um dos projetos, o Banco de Imagens, é responsável por todo o acervo. O material demanda diferentes suportes de mídia que atualmente já estão obsoletos, porém o programa possui o equipamento para reprodução desses elementos. O projeto trabalha com: U-Matic, Betacam, VHS, MiniDV, CD e DVD, além de arquivos digitais.


O Memória Uerj em Vídeo, cuida do conteúdo para o público. Algumas funções dessa parte do projeto são a catalogação no site, edição e legendagem dos vídeos e informação das produções. Além desses processos, trabalha, ainda, com demandas da pessoa interessada, em que, ao entrar em contato com o NuMA, sinaliza um dos vídeos presentes no catálogo que conta com cerca de quatro mil opções. Após isso, o material é digitalizado e enviado ao usuário. O Núcleo não trabalha apenas com pedidos, os vídeos digitalizados são postados em seu canal do Youtube: Núcleo de Memória Audiovisual da Uerj.


Foto: Patrick Veloso

Bolsista do “Memória Uerj em Vídeo” Raphael Pessoa em sua apresentação na 33ª Edição da Uerj sem Muros.
Bolsista do “Memória Uerj em Vídeo” Raphael Pessoa em sua apresentação na 33ª Edição da Uerj sem Muros.

O acervo pode ser visitado no 2° andar, bloco C do Campus Maracanã. O funcionamento é das 10h às 16h, de segunda a sexta. Parte dos materiais pode ser consultado para pesquisa on-line. Para conhecer os vídeos disponíveis, acessar: www.cte.uerj.br/nucleodememoria e ir na opção “Acervo”


O NuMA conta com uma sala de projeção, localizada no mesmo lugar que o acervo. O espaço é destinado exclusivamente a atividades universitárias. Para a solicitação do uso da sala é necessário o cumprimento de algumas exigências que estão disponíveis no mesmo site que o catálogo.


Na sua apresentação na 33ª edição da Uerj sem Muros, o Núcleo mostra a divisão do acervo em quatro séries:

Memória Uerj - História, composta por momentos que registram a vida da universidade; 

Memória Uerj - Institucional, abrange informações sobre a administração dos setores presentes nas unidades;

Memória Uerj - Depoimentos, entrevistas com pessoas relatando sua trajetória na instituição; 

e Memória Uerj - Eventos, relacionando as diversas atividades acadêmicas, culturais e sociais.


O bolsista do Banco de Imagens e estudante de história, Davi Teixeira, fala sobre a maior dificuldade do projeto: “Acredito que seja disponibilidade de manutenção. Tem sido muito difícil achar leitores específicos para algumas fitas.” 


Davi conta sobre o auxílio de uma instituição renomada:


“Recentemente, retomamos uma parceria com a Cinemateca do Museu de Arte Moderna. Eles disponibilizaram alguns materiais pra gente, além de cursos de preservação audiovisual com o presidente da Cinemateca.”


Para mais informações sobre o Núcleo de Memória Audiovisual, telefonar para: 2334-1105 ou 2334-0089. Ou acessar o site do CTE, www.cte.uerj.br/nucleodememoria 



Comments


bottom of page