NuMA: projeto preserva memórias da Uerj com acervo audiovisual de eventos históricos da universidade.
- Comunica Uerj
- há 1 dia
- 3 min de leitura
Parte integrante do Centro de Tecnologia Educacional (CTE), possui acervo com cerca de 8 mil títulos.
Por: Patrick Veloso
Criado em 2019, o Núcleo de Memória Audiovisual (NuMA), localizado no 2º andar do campus Maracanã da Uerj, possui dois projetos que preservam e digitalizam a produção audiovisual da universidade: Banco de Imagens e o Memória Uerj em Vídeo, respectivamente. O catálogo conta com títulos disponíveis a partir de 1979, que podem ser acessados pelo site do NuMA: https://www.cte.uerj.br/nucleodememoria/
No acervo há documentários, séries e programas de TV com valor histórico e acadêmico. Além disso, registros educativos e científicos, palestras e visitas de personalidades à Uerj são cuidados e disponibilizados. Nomes como Xuxa Meneghel, Fidel Castro, Lélia Gonzales e Zagallo são apenas alguns dos famosos que fizeram parte da história da universidade.
Um dos projetos, o Banco de Imagens, é responsável por todo o acervo. O material demanda diferentes suportes de mídia que atualmente já estão obsoletos, porém o programa possui o equipamento para reprodução desses elementos. O projeto trabalha com: U-Matic, Betacam, VHS, MiniDV, CD e DVD, além de arquivos digitais.
O Memória Uerj em Vídeo, cuida do conteúdo para o público. Algumas funções dessa parte do projeto são a catalogação no site, edição e legendagem dos vídeos e informação das produções. Além desses processos, trabalha, ainda, com demandas da pessoa interessada, em que, ao entrar em contato com o NuMA, sinaliza um dos vídeos presentes no catálogo que conta com cerca de quatro mil opções. Após isso, o material é digitalizado e enviado ao usuário. O Núcleo não trabalha apenas com pedidos, os vídeos digitalizados são postados em seu canal do Youtube: Núcleo de Memória Audiovisual da Uerj.
Foto: Patrick Veloso

O acervo pode ser visitado no 2° andar, bloco C do Campus Maracanã. O funcionamento é das 10h às 16h, de segunda a sexta. Parte dos materiais pode ser consultado para pesquisa on-line. Para conhecer os vídeos disponíveis, acessar: www.cte.uerj.br/nucleodememoria e ir na opção “Acervo”
O NuMA conta com uma sala de projeção, localizada no mesmo lugar que o acervo. O espaço é destinado exclusivamente a atividades universitárias. Para a solicitação do uso da sala é necessário o cumprimento de algumas exigências que estão disponíveis no mesmo site que o catálogo.
Na sua apresentação na 33ª edição da Uerj sem Muros, o Núcleo mostra a divisão do acervo em quatro séries:
Memória Uerj - História, composta por momentos que registram a vida da universidade;
Memória Uerj - Institucional, abrange informações sobre a administração dos setores presentes nas unidades;
Memória Uerj - Depoimentos, entrevistas com pessoas relatando sua trajetória na instituição;
e Memória Uerj - Eventos, relacionando as diversas atividades acadêmicas, culturais e sociais.
O bolsista do Banco de Imagens e estudante de história, Davi Teixeira, fala sobre a maior dificuldade do projeto: “Acredito que seja disponibilidade de manutenção. Tem sido muito difícil achar leitores específicos para algumas fitas.”
Davi conta sobre o auxílio de uma instituição renomada:
“Recentemente, retomamos uma parceria com a Cinemateca do Museu de Arte Moderna. Eles disponibilizaram alguns materiais pra gente, além de cursos de preservação audiovisual com o presidente da Cinemateca.”
Para mais informações sobre o Núcleo de Memória Audiovisual, telefonar para: 2334-1105 ou 2334-0089. Ou acessar o site do CTE, www.cte.uerj.br/nucleodememoria
Comments