top of page

Giro Universidades: série do canal Futura apresenta reportagens de estudantes de jornalismo

  • Foto do escritor: Comunica Uerj
    Comunica Uerj
  • 28 de out.
  • 2 min de leitura

‘É a oportunidade de o estudante de jornalismo ter uma reportagem exibida na televisão antes mesmo de se formar’ relata Stephany Nunes


Por Isabella Topfer


Reprodução: Acervo Pessoal - Isabella Topfer

Divulgação da inscrição no Giro Universidades
Divulgação da inscrição no Giro Universidades

Na última quarta-feira, 22, a FCS (Faculdade de Comunicação Social) promoveu um encontro entre os alunos de jornalismo da Uerj e profissionais do canal Futura, que apresentaram a série ‘Giro Universidades’. O programa, que é transmitido às terças-feiras, às 20h, reúne reportagens produzidas por estudantes universitários, com o objetivo de dar visibilidade aos seus conteúdos, e tem duração de cerca de 15 minutos, com três projetos exibidos por episódio. As inscrições das matérias jornalísticas estão abertas até dezembro, visto que a próxima temporada deve começar entre janeiro e fevereiro.


O canal Futura foi criado em 1997, no Rio de Janeiro, e pertence à Fundação Roberto Marinho - uma entidade privada sem fins lucrativos que desenvolve atividades nas áreas de educação, patrimônio e meio ambiente - que, por sua vez, pertence ao Grupo Globo. O Futura está presente nas principais TVs por assinatura do país e pode ser assistido no Globoplay, com acesso gratuito para a transmissão ao vivo. Além disso, é disponibilizado por algumas TVs universitárias parceiras com sinal em TV aberta.


No encontro do dia 22, graduandas em jornalismo e produtoras do Futura Stephany Nunes e Jessica Souza explicaram o funcionamento do projeto e mostraram exemplos de reportagens feitas por alunos da Uerj que foram exibidas na primeira temporada da série, que estreou em janeiro de 2025. No primeiro projeto uerjiano, estudantes apresentam o jogo “Faz Teu Corre”, desenvolvido pelo Observatório de Políticas Públicas para Adolescência (Oppa), que ensina cidadania para adolescentes. Já no segundo, alunos explicaram sobre os Brics, quem são e o que fazem, aproveitando o gancho do encontro que ocorreu no Rio de Janeiro, em julho deste ano.


Projetos como o Giro Universidades são muito importantes para dar visibilidade aos produtos criados nas universidades, em especial para os estudantes de comunicação, como desracado por Stephany Nunes durante o encontro da última quarta-feira. Como graduanda de jornalismo e membro do canal Futura, ela destacou a importância de participar: “É a oportunidade de o estudante de jornalismo ter uma reportagem exibida na televisão antes mesmo de se formar.” Alguns detalhes importantes para que o produto seja válido são: seguir o tempo médio (no máximo 5 ou 6 minutos), respeitar o formato (não trabalhar com hard news, porque a reportagem será veiculada meses depois) e se encaixar nos pilares temáticos - diversidade e inclusão, sustentabilidade, saúde e bem-estar, cultura brasileira, infâncias e educação.


Para inscrever uma reportagem, é só acessar https://futura.frm.org.br/envieseuprojeto.




Comentários


bottom of page