top of page
  • Foto do escritorComunica Uerj

Galeria Cândido Portinari na Uerj apresenta nova mostra “Obra”

Espaço oferece uma imersão em um Brasil nem tão distante assim, utilizando ferramentas inovadoras que se transformam em arte


Por Everton Victor                                                               Redatora: Letícia Santana


Foto: George Magaraia/Uerj

Jefferson Medeiros, autor da exposição individual “Obra”. 


A Uerj recebeu na quinta-feira (23/05) a exposição “Obra” na Galeria Candido Portinari, campus Maracanã. O conjunto reúne uma série de artes produzidas de múltiplas formas, de materiais de construção civil até tapetes que remetem à bandeira do Brasil. A curadoria é do Alexandre Sá, diretor do Departamento Cultural (Decult) da Uerj, e a autoria das obras é do jovem artista Jefferson Medeiros (35). A mostra estará disponível para toda a comunidade até o dia 2 de agosto.


Intitulada “Obra”, a mais recente exposição no campus Maracanã, traz obras que repensam o próprio Brasil. O autor utiliza de cimentos, tijolos, telhas, trapos, entre tantos outros materiais que por vezes são considerados “de baixo valor” e traz através deles a reflexão e o luxo de suas obras. “A arte encontra sua força motriz na obra, na pesquisa, na materialidade e em suas reverberações conceituais. Tal relação é para Jefferson Medeiros, física, concreta, legítima e corajosa o suficiente para erigir o real alicerce que estrutura e nutre as outras camadas necessárias ao objeto e/ou situação estéticas”, explicou o curador da mostra em entrevista a Coordenadoria de Exposições da Uerj (Coexpa).


A Galeria Cândido Portinari faz parte de um conjunto de espaços dentro da universidade dedicado à valorização e à exposição de diversos artistas e de suas respectivas obras. Espaços como o  Centro Cultural, no famoso “Coart”, a Galeria da FFP, o Teatro Odylo Costa, filho, dentre outros espaços de referências artísticas nas dependências da Uerj; 


O autor da exposição, Jefferson Medeiros, conhece bem a universidade, formado em História pela FFP/Uerj, campus São Gonçalo, é especialista em Ensino de Histórias e Culturas Africana, além de ser mestre em Estudos Contemporâneos da Arte pela UFF e mais recentemente, doutorando em Artes pela Uerj. Para além da vasta trajetória acadêmica, o autor também é músico e ministra aulas de Ciências Humanas. Suas obras estampam os mais diversos polos de cultura, dentre eles, o Museu de Arte do Rio, na exposição Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros. Parte do acervo do autor que estampou nesta exposição também está presente na “Obra”.


 Foto: Coexpa Uerj

Capa da exposição 


Em entrevista a um canal da universidade, Jefferson ressalta a importância da construção desse novo Brasil que remonta em suas obras. “A exposição mostra essa realidade do Brasil nua e crua e esses espaços culturais dentro da Uerj são uma forma de a gente se aproximar dela e dessa discussão”, ressalta. A entrada é gratuita e fica localizada próxima ao portão 5 do campus principal da universidade, disponível para visitação das 10 às 19h. 

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page