top of page

Galeria Cândido Portinari na Uerj apresenta nova mostra “Obra”

  • Foto do escritor: Comunica Uerj
    Comunica Uerj
  • 12 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Espaço oferece uma imersão em um Brasil nem tão distante assim, utilizando ferramentas inovadoras que se transformam em arte


Por Everton Victor                                                               Redatora: Letícia Santana


Foto: George Magaraia/Uerj

Jefferson Medeiros, autor da exposição individual “Obra”. 


A Uerj recebeu na quinta-feira (23/05) a exposição “Obra” na Galeria Candido Portinari, campus Maracanã. O conjunto reúne uma série de artes produzidas de múltiplas formas, de materiais de construção civil até tapetes que remetem à bandeira do Brasil. A curadoria é do Alexandre Sá, diretor do Departamento Cultural (Decult) da Uerj, e a autoria das obras é do jovem artista Jefferson Medeiros (35). A mostra estará disponível para toda a comunidade até o dia 2 de agosto.


Intitulada “Obra”, a mais recente exposição no campus Maracanã, traz obras que repensam o próprio Brasil. O autor utiliza de cimentos, tijolos, telhas, trapos, entre tantos outros materiais que por vezes são considerados “de baixo valor” e traz através deles a reflexão e o luxo de suas obras. “A arte encontra sua força motriz na obra, na pesquisa, na materialidade e em suas reverberações conceituais. Tal relação é para Jefferson Medeiros, física, concreta, legítima e corajosa o suficiente para erigir o real alicerce que estrutura e nutre as outras camadas necessárias ao objeto e/ou situação estéticas”, explicou o curador da mostra em entrevista a Coordenadoria de Exposições da Uerj (Coexpa).


A Galeria Cândido Portinari faz parte de um conjunto de espaços dentro da universidade dedicado à valorização e à exposição de diversos artistas e de suas respectivas obras. Espaços como o  Centro Cultural, no famoso “Coart”, a Galeria da FFP, o Teatro Odylo Costa, filho, dentre outros espaços de referências artísticas nas dependências da Uerj; 


O autor da exposição, Jefferson Medeiros, conhece bem a universidade, formado em História pela FFP/Uerj, campus São Gonçalo, é especialista em Ensino de Histórias e Culturas Africana, além de ser mestre em Estudos Contemporâneos da Arte pela UFF e mais recentemente, doutorando em Artes pela Uerj. Para além da vasta trajetória acadêmica, o autor também é músico e ministra aulas de Ciências Humanas. Suas obras estampam os mais diversos polos de cultura, dentre eles, o Museu de Arte do Rio, na exposição Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros. Parte do acervo do autor que estampou nesta exposição também está presente na “Obra”.


 Foto: Coexpa Uerj

Capa da exposição 


Em entrevista a um canal da universidade, Jefferson ressalta a importância da construção desse novo Brasil que remonta em suas obras. “A exposição mostra essa realidade do Brasil nua e crua e esses espaços culturais dentro da Uerj são uma forma de a gente se aproximar dela e dessa discussão”, ressalta. A entrada é gratuita e fica localizada próxima ao portão 5 do campus principal da universidade, disponível para visitação das 10 às 19h. 

留言


bottom of page