top of page
  • Foto do escritorMiguel Reis e Rodrigo Rodrigues

Conheça a história de Richarlison, a estrela da estreia do Brasil na Copa

Atualizado: 29 de nov. de 2022

Artilheiro dentro e fora de campo, o jogador é defensor da ciência e da natureza



Richarlison de Andrade tem 25 anos e é natural da cidade de Nova Venécia, localizada no Espírito Santo. O jogador começou a carreira no Real Noroeste em 2013, nas categorias de base do time onde ficou até o fim de 2014, quando foi contratado pelo América Mineiro. Já no time da cidade de Belo Horizonte, o “Pombo” fez seu primeiro jogo profissional e logo de cara marcou seu primeiro gol na vitória sobre o Mogi Mirim, no dia 4 de julho de 2015.



Na campanha, ele ajudou o time mineiro a conquistar o acesso para a série A do Brasileirão de 2016, o que fez com que muitos clubes o observassem. No dia 29 de dezembro de 2015, o Fluminense acertou a sua contratação e ali iniciou uma longa história de amor entre o jogador e o tricolor das Laranjeiras.


Pelo clube, o maior jogo foi quando marcou pela primeira vez no Brasileirão de 2016 em cima do maior rival, Flamengo, na vitória por 2x1 na Arena das Dunas, em Natal. Com a camisa popular “verde e grená” ele fez 67 partidas e marcou 19 gols. Deu adeus ao time durante a janela de transferências no meio ano de 2017 e foi vendido para a Europa. A venda foi para o Watford, onde se destacou e ganhou o coração da torcida do time inglês, conseguindo despertar o interesse do Everton (equipe da cidade de Liverpool localizada no Noroeste da Inglaterra).


Embora não tenha conquistado nada pelos “Toffees” (apelido a que atendem os azuis de Merseyside), ele foi a contratação mais cara do clube por £ 45 milhões (cerca de R$ 225 milhões) em 2018 na compra junto ao Watford. Em sua passagem pelo rival do Liverpool, ele foi às redes 52 vezes em 152 partidas disputadas, ficando por três temporadas até 2022, quando se transferiu para o seu atual time, o Tottenham.


Richarlison, na sua vida pessoal, é conhecido pela passionalidade e engajamento em causas sociais, apoiando campanhas de vacinação, como foi o exemplo do incentivo à imunização contra a Covid-19 durante a pandemia. Além disso, o jogador exerce seu papel como cidadão e cobra as autoridades no setor ambiental, questionando a função governamental no que diz respeito à preservação da natureza e à valorização da biodiversidade.


Ele é simpatizante da ONG Onçafari, que atua no ramo de pesquisas científicas e promove o ecoturismo (segmento turístico que apoia a sustentabilidade e a conservação de patrimônios culturais e naturais). Na organização ele adotou uma onça e a nomeou de “Acerola” que vive de forma livre, mas monitorada para o estudo e a preservação da espécie.


Em 2018, Richarlison foi convocado pela primeira vez para a seleção principal. Na ocasião, o atacante foi chamado para ocupar o lugar do também atacante Pedro, que acabou se lesionando. O atacante virou homem de confiança do técnico Tite durante o período de renovação da seleção brasileira, após o mundial de 2018 na Rússia.


Já em 2021, foi convocado pelo técnico André Jardine para a disputa das Olimpíadas, em Tóquio. Foi artilheiro da competição com cinco gols em seis partidas, ajudando a equipe a ser bicampeã olímpica. Chegando a 2022, ano de Copa do Mundo, o atacante manteve seu alto nível e foi convocado para a disputa do mundial no Qatar. Sendo essa, sua primeira copa do mundo.


Na estreia do Brasil, Richarlison está entre os 11 iniciais de Tite para a primeira partida, que teve como adversário a Sérvia. O primeiro tempo do jogo não ofereceu muitas oportunidades reais de gol. Enquanto o Brasil tentava jogar pelas extremidades com Vinícius Júnior e Raphinha, a Sérvia tinha como arma principal o atacante Mitrovic.


Richarlison, pouco acionado no primeiro tempo, voltou para os 45 minutos finais com fome de gol. Aos 17 minutos do segundo tempo, o camisa nove balançou as redes após o goleiro rebater para frente o chute de Vinícius Júnior. Após o primeiro gol, o Brasil começou a chegar com mais facilidade no último terço do campo e ter mais chances de ampliar o placar. E não foi diferente, aos 28 minutos, em uma nova jogada pela esquerda, Vinícius dá um passe açucarado para Richarlison, que domina no meio de três jogadores sérvios e manda um lindo voleio no canto direito do gol.


O jogo chega ao fim, e o camisa nove que muita das vezes levanta dúvidas na cabeça dos brasileiros de ser esse atacante fazedor de gol, provou seu valor no ataque da seleção brasileira, garantindo três pontos para a equipe de Tite. Agora, o "Pombo" é o vice-artilheiro da Copa com 2 gols, perdendo apenas pra Gakpo da Holanda, Mbappe da França e Valencia do Equador, todos com 3 gols cada. A próxima partida é contra Camarões, onde é esperado que o atacante seja poupado para evitar os desgastes físicos e voltar descansado para a fase de mata mata

23 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page