A moda no dia a dia dos estudantes: Você sabe qual é o sapato favorito dos universitários?
- Comunica Uerj
- 9 de abr.
- 3 min de leitura
Por: Mariana Guimarães
Fotos: Mariana Guimarães e Maria Júlia Braga

Seja na hora de se vestir para ir a um barzinho no final de semana, seja no momento de escolher entre camiseta e regata para assistir a uma aula qualquer em uma segunda-feira, a moda está presente no cotidiano dos universitários. Alguns optam somente pelo conforto e praticidade, outros pela estética, outros pela qualidade, ou escolhem combinar todos esses fatores entre si.
Considerando as atividades comuns da rotina acadêmica como pegar o transporte público, assistir às aulas, ir para o estágio, a escolha de um bom calçado faz toda diferença, por isso escutamos as opiniões dos universitários, e chegamos ao resultado dos top 4 sapatos queridinhos da Uerj.
1- Tênis
Casual ou esportivo, de marca ou sem marca, preto, branco ou colorido, quem ganha nosso top 1, surpreendendo pouquíssimas pessoas, é o tênis. O conforto, a versatilidade e a durabilidade do calçado, são os principais argumentos dos estudantes que defendem a sua classificação em 1º lugar.
O tênis é de fato universal, um sapato fechado que protege da chuva, confortável para a mobilidade do dia a dia, com uma infinidade de designs e estilos e que combina facilmente com qualquer tipo de roupa. Clássicos como o All star e o Vans, estão entre os mais usados dos modelos casuais, já entre os modelos esportivos, as marcas Nike e Adidas são nomes de peso nos corredores da Uerj.
2 - Chinelos
Mais polêmico, o nosso top 2 divide a opinião de muitos, mas é o favorito de parte do corpo estudantil. Oferecendo liberdade aos pés, os calçados simples de duas tiras são apontados como práticos, simples e bonitos. O uso de chinelos em diversos lugares e situações já é uma marca do carioca, e na universidade não seria diferente.
Os chinelos da marca Kenner são um sucesso entre o público jovem por trazerem designs estilosos e nada básicos, tanto para o público feminino, quanto para o masculino. Juntamente com as clássicas havaianas, as kenners são muito usadas pelos universitários. Apesar da praticidade e liberdade conferidas, falta de proteção contra a chuva, poeira, e sudorese são alguns pontos negativos apontados por alunos não adeptos desse tipo de calçado.
3 - Sandália
O charme das sandálias, ocupando nosso terceiro lugar no ranking, é facilmente notável nos andares da Uerj. Atendendo ao público feminino, em sua maioria, e a uma parcela do masculino, as sandálias são a escolha daqueles que gostam da facilidade e liberdade dos chinelos, mas preferem modelos mais bem estruturados e que atendem tanto às situações casuais, quanto às formais.
Rasteirinhas, papetes e sandálias de salto baixo são alguns dos modelos que foram vistos nos corredores da universidade. Os alunos alegam ser uma opção confortável e mais formal, para aqueles que além de assistirem às aulas, também estagiam em instituições externas. As estudantes do curso de Direito, por exemplo, precisam atender ao código de vestimenta de seus trabalhos, utilizando sandálias de salto baixo.
4 - Crocs
Em último lugar, mas não menos importante, menosprezada por alguns mas amada por muitos: a crocs. A sandália fechada feita a partir do material Crosslite (um tipo de espuma de EVA), possui furos em sua superfície para serem personalizados com acessórios encaixáveis e dispõe de diversas cores e modelos que conferem variedade aos calçados excêntricos.
Os que defendem o uso da crocs, alegam que conforto e estética são os pontos principais do sapato que voltou a ser popular em meados de 2023. A leveza, devido a sua composição, é o ponto mais mencionado pelos alunos. Além disso, o fato de serem personalizáveis garante estilo e singularidade. Entretanto, o sapato divide opiniões, pois os menos chegados ao uso da crocs, afirmam ser um sapato de aparência peculiar e bruta.
Comments