top of page

Uerj segue no top 10 das melhores universidades do país

  • Foto do escritor: Diego Cury
    Diego Cury
  • 30 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

Foto: Facebook oficial da Uerj


Por: Diego Cury


Apesar das inúmeras tentativas de sucateamento, ataques por parte de adeptos da extrema-direita e até mesmo do governo federal e parlamentares, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) ficou entre as melhores do Brasil pelo ranking do Center for World University Rankings (CWUR), pelo décimo ano consecutivo.


Todas as dez instituições melhores ranqueadas são públicas. Ocupando a oitava colocação, a Uerj ficou atrás somente de Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


O sentimento daqueles que vivem o dia a dia da universidade e acompanharam todos os acontecimentos dos últimos anos não poderia ser outro: orgulho. Orgulho não só por fazer parte da oitava melhor do país, mas principalmente por termos sobrevivido juntos a tantos absurdos e adversidades, seguindo ainda mais fortes.


Foram cortes de gastos, difamações, mentiras propagadas sobre a instituição e até mesmo um projeto protocolado em 2021, por um deputado estadual, pedindo a extinção da Uerj. Mesmo assim, seguimos fortes.


O reitor da Uerj, Mario Carneiro, comemorou o feito no site oficial da universidade: “O posicionamento da Uerj entre as melhores universidades brasileiras é muito importante, e melhorar nosso desempenho nos rankings é um objetivo que devemos perseguir cada vez mais. É gratificante, inclusive, perceber que o Cern – sede do maior acelerador de partículas do mundo – mantém a parceria, pois reconhece que, além de contar com alunos excepcionais, a Uerj é uma das melhores instituições de ensino e pesquisa da América do Sul.”


Comments


bottom of page