Evento aconteceu durante os dias 10,11,12 e 13 de junho, com foco em mesas e oficinas sobre comunicação,vivências e arte.
Por Letícia Santana Redator: Everton Victor
O FCS Cria está na sua segunda edição. Com quatro dias de programação, o evento contou com diversos comunicadores, jornalistas e profissionais de áreas semelhantes em mesas de debate, palestras e oficinas. O intuito é promover discussões a respeito de temas atuais como sustentabilidade, fotografia e arte.
O primeiro dia (10) foi realizado no auditório 91 da Uerj, com uma performance de slam poesia apresentada pelo artista e estudante da Uerj Guilherme Da Costa ou como é conhecido no meio artístico DaCosta. Produtor cultural, poeta e estudante de relações públicas, o jovem recitou dois slam poesias para o público.
Logo depois a primeira mesa discutiu “ESG na comunicação: como projetos socioambientais podem ser implementados na comunicação”, com três convidadas: Carolina Ochsendorf (L’oréal), Maria Augusta Seixas (Petrobras) e Cecilia Seabra (Ceci), mediada por Luiza Silva (FCS/Uerj). As três convidadas discutiram a importância da sustentabilidade nas corporações: “Empresas são sistemas fechados forçados a se abrir por causa das pressões da sociedade” ressaltou a convidada Cecília Seabra.
Foto: Letícia Santana
Cecília Seabra (em pé), Carolina Ochsendorf, Maria Augusta Seixas, e Luiza Silva sentadas da direita para a esquerda.
O segundo dia de evento iniciou com a mesa “Comunicando histórias: A relação entre literatura e comunicação”. Com mediação da professora Cristina Normandia (ILE/Uerj), recebeu os professores Ricardo Benevides (FCS/Uerj) e Leda Maria Costa (FCS/Uerj), que discutiram a importância da educação e literatura na comunicação. E o dia 11 terminou com a oficina de fotografia, no LabFoto, ministrada por Jota Lima (FCS/Uerj) e Marcus Philipe (LabFoto/Uerj).
Na quarta-feira (12) a programação contou com a “Oficina de sustentabilidade: Comunicação, organização e Educação Ambiental”, com o Coletivo Jovem, que ensinou práticas eficientes de como aplicar a sustentabilidade. Finalizando o penúltimo dia de FCS Cria, a palestra “Como a arte está inserida no mercado da comunicação?”. O evento terminou na quinta-feira com a “Oficina de criação: Como construir sua própria narrativa transmidiática” no auditório do PPGCOM.
O evento é idealizado por alunos da Faculdade de Comunicação Social da Uerj, e visa a promover discussões sobre arte e comunicação, com convidados de dentro e fora da universidade.
Kommentare