Com alta no número de inscritos, o projeto irá explorar novas áreas este ano.
Foto: Instagram Audiolab (@uerjaudiolab).
Por Laura Marques
Após grande sucesso em 2022 com a cobertura da Copa do Mundo, a Escola de Narradores irá continuar o projeto com novos temas. Um exemplo é o podcast "Pod Dar Play", que promete trazer tudo sobre o universo do cinema, da TV, do streaming e da área audiovisual. Os trabalhos já estão a todo vapor e a estreia aconteceu dia 12 de março, com uma live pré-Oscar.
A Escola de Narradores é um projeto vinculado ao Laboratório de Audio (AudioLab) da Faculdade de Comunicação Social (FCS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e que tem a missão de aprimorar as habilidades dos alunos dos cursos Relações Públicas e de Jornalismo na produção de materiais radiofônicos. Dentro disso, os alunos praticam a cobertura e produzem conteúdos informativos de qualidade, proporcionando também visibilidade às produções no meio acadêmico.
No começo do ano, a iniciativa se tornou um Projeto de Extensão oficial da Uerj com direito a bolsistas de extensão, um passo significativo. "Isso institucionaliza algo que a gente fez como um experimento durante a Copa do Mundo, indicando o poder que a Uerj tem de inovar nos formatos e novos produtos radiofônicos”, disse o professor do Departamento de Jornalismo e coordenador do projeto, Filipe Mostaro.
As inscrições para participar do projeto finalizaram no mês de fevereiro e o número de inscritos para esta temporada saltou de 40 para 110 alunos. A Coordenação do Audiolab informou que o número de mulheres ultrapassou o de homens inscritos, o que evidencia a pluralidade de ideias nas produções. Além de tratar sobre a área audiovisual e de cobrir os campeonatos esportivos, está planejada a integração de diversos assuntos à temporada 2023.
O professor Mostaro justificou o sucesso do processo de seleção e comentou também sobre as novas iniciativas: "Um dos grandes atrativos foi essa expansão que a gente fez de ultrapassar a barreira esportiva. Agora nós iremos fazer a cobertura do Carnaval 2024, diretamente da Sapucaí, e vamos cobrir também eventos de audiovisual no geral através de um podcast que nós já estreamos, que foi o aquecimento, no Oscar 2023. Então tem pra todos os gostos", afirmou.
Comments