Entenda o que significa o título e conheça alguns homenageados pela Uerj
Por: Nicole Galvão
O título de Doutor Honoris Causa é uma das mais prestigiadas honrarias concedidas por universidades a personalidades que se destacaram de alguma forma na sua área de atuação. Seja no ramo da ciência, da cultura, da política ou dos direitos humanos, o homenageado chama atenção por sua significativa contribuição à sociedade.
Diferentemente de um diploma tradicional, o título se dá por causa da honra, como o próprio termo em latim honoris causa aponta. Ainda que os homenageados não tenham um diploma de doutorado, ao conceder essa honraria, as universidades demonstram sua admiração e seu compromisso em valorizar e reconhecer publicamente a importância e o grande impacto social ou acadêmico que essas personalidades geram através de seu trabalho.
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) já concedeu essa homenagem para 46 pessoas, sendo a primeira em 1966, para Frank Monterey Tiller. Segundo a instituição, esse é o título mais importante concedido por ela, sendo atribuído a personalidades que tenham se destacado por sua contribuição à cultura, à educação ou à Humanidade, entre brasileiros ou estrangeiros.
Conheça quatro Doutores Honoris Causa pela Uerj.
Nelson Mandela, referência da luta antiapartheid, foi um dos grandes nomes que receberam o título. Apesar de não poder comparecer à cerimônia, foi homenageado pela Uerj em 1991. Mandela é um ícone global reconhecido por promover a justiça social, resistência moral e ética, além de ter guiado a África do Sul na luta pela democracia, tornando-se presidente do país posteriormente.
Foto: Eskinder Debebe/ONU
Um dos mais renomados paisagistas do mundo, Roberto Burle Marx recebeu da Universidade do Estado do Rio de Janeiro o título de Doutor Honoris Causa em 1989, por sua contribuição singular à sociedade. Sua visão de paisagismo está presente em diversos espaços públicos e privados, com seus jardins que se transformam em verdadeiras obras de arte. A própria Uerj é palco de seu trabalho, já que o campus Maracanã possui jardins projetados com a participação dele.
Foto: Divulgação
O título também foi concedido a Luiz Inácio Lula da Silva em 2012. A homenagem para o atual presidente do Brasil foi uma forma de reconhecimento às suas contribuições para o país. Mesmo tendo cursado apenas o Ensino Fundamental completo, conseguiu se destacar como representante da classe operária, se tornando um líder carismático e alcançando o posto de presidente após ter sido eleito duas vezes pela população brasileira, à época.
Foto: Governo Federal
A última pessoa a receber essa honraria, em junho de 2024, foi Gilberto Gil, um ícone da música brasileira. Ele é um dos fundadores do movimento tropicalista, dono de grandes sucessos como Aquele abraço e Andar com Fé, recebeu 9 prêmios Grammys e já foi ministro da Cultura nos governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi homenageado, não só por sua influência na música brasileira, mas também por exercer o papel de defensor da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Foto: Reprodução/UERJ
Comments