#PersonagensdaUerj: Michelle Bruck Michelle e o sucesso da Feira Moda Mundi
- Comunica Uerj
- há 11 horas
- 2 min de leitura
Por: Daniel Guedes
Por: Daniel Guedes

Sejam estudantes, servidores ou pessoas que apenas passam pela Uerj no seu dia a dia, a parada na Feirinha da Uerj se tornou tradição. Hoje conversamos com Michelle Bruck, responsável pela organização da Feira Moda Mundi.
Quando surgiu a ideia da Feira?
Eu trabalhava em Niterói, já com estandes de vendas, e nós começamos a procurar outros locais para expandir. Então veio a ideia da Uerj, por ser um local com um espaço bom e com muito público, um fluxo alto de pessoas. Comecei a trabalhar aqui há 17 anos. Depois, chegou um novo dono do espaço, mas eu continuei como organizadora junto com mais duas pessoas, o André e a Gabriela. Sou responsável pela locação dos estandes. Quem quer trabalhar aqui me procura e eu cuido dessa parte, quem vai ficar em qual estande, diversificar os produtos que são vendidos e tudo mais.
Como funciona a feira durante as férias da Uerj?
Nas férias os empreendedores buscam espaços ao ar livre, feiras de rua, feiras temáticas... A gente também procura fazer alguns eventos em outros locais, por exemplo, no Parque das Ruínas e na Praça dos Cavalinhos, e assim fazemos durante as férias.
Qual sua relação com a Uerj?
É uma relação muito longa, então fazemos muitas amizades aqui. Muitos dos empreendedores estão há mais de 10 anos, então existe esse carinho entre nós. Procuramos não repetir os mesmos produtos para diversificar as vendas, pois a gente percebe que em outros lugares existe muito um espírito de competição. Mas aqui nosso foco é a qualidade do atendimento. Cada estande gera renda para muitas famílias: tem os ajudantes de cada empreendedor, montador, elétrica, instalação das placas e objetos. São muitas famílias que conseguem seu sustento através da Feira.
De onde você é?
Sou de Petrópolis, saí de lá por conta do trabalho, justamente em Niterói, e estou lá até hoje. São 15 anos desde que me mudei para Niterói, mas toda a minha família ainda está em Petrópolis.
Fale um pouco sobre você
Tenho 45 anos e sou mãe solo de uma criança autista, o Benício, de 4 anos. E além de organizar a feira, há um ano estou com um estande de brownie aqui. Tem também o estande dos biquínis, mas depende da época do ano. Em época de verão, eu vendo os biquínis, e durante o resto do ano fico com os doces, no estande Mia Doces.
Você tem alguma história marcante relacionada à Uerj?
Nossa, são muitas histórias. Nós sempre tentamos ajudar todo o pessoal daqui. No ano passado fizemos um estande solidário para ajudar mulheres vítimas de violência, de uma ONG do Caju. Cedemos um estande para elas venderem seu artesanato. Uma expositora trabalhava com a gente e agora está com câncer, fizemos uma rifa para ajudá-la. Fizemos sorteio de uma airfryer semana passada e a moça do crepe que ganhou ficou superfeliz! Aqui tentamos sempre dar esse carinho para todo mundo que trabalha aqui.
Kommentare